Casa do Minho

Uma casa genuinamente portuguesa, pronta para receber a todos de braços abertos.

A Casa do Minho foi criada com a missão de divulgar a tradição minhota e a gastronomia portuguesa. Nas atividades desenvolvidas pela casa, são valorizados os mais diversos aspectos dos povos da tão tradicional Região do Minho: sua cultura, sua língua, religião, costumes etc.

Estamos localizados em um dos bairros mais agradáveis da zona sul da cidade do Rio de Janeiro: o Cosme Velho, que tem o privilégio de receber a estação do trem que leva moradores e turistas ao Morro do Corcovado, onde o Cristo Redentor também recebe a todos de braços abertos.

Nossa casa ocupa um ótimo terreno, que nos permite oferecer amplo estacionamento, logo na entrada, e preservar, ao fundo, uma grande e bela área arborizada.

Fundada em 08 de março de 1924, somos uma sociedade civil autônoma, de direito privado e sem fins lucrativos. Temos ilimitado número de associados e somos totalmente livres de qualquer distinção de crença, raça, cor, sexo, religião ou preferência partidária.

Desenvolvemos diversas atividades socioculturais com os objetivos de:

  • Promover a fraternidade luso-brasileira.
  • Desenvolver a prática de atividades desportivas, recreativas, culturais e sociais.
  • Difundir o culto à comunidade lusíada.
  • Lutar pelos interesses da Região do Minho, ao Norte de Portugal (que compreende as cidades do Minho, Braga, Viana do Castelo, Barcelos e Guimarães), tornando conhecidas sua história e belezas naturais e divulgando também o seu folclore.
  • Manter vivas as tradições daquela região de Portugal, por meio das atividades dos três ranchos folclóricos, que são: Rancho Maria da Fonte, Rancho dos Veteranos e Rancho Juvenil.
  • Valorizar a gastronomia portuguesa, oferecendo pratos e doces típicos em nosso restaurante.

Reforçando o que foi dito acima, nossa casa está sempre de portas abertas para receber a todos nas atividades socioculturais de nossa programação. Além disso, todos os nossos espaços podem ser alugados para eventos, seja uma linda festa, atividades esportivas, culturais ou corporativas.

Para tal, dispomos de um lindo salão social – o Salão Nobre – duas quadras, uma sala de cultura, o estacionamento e até o restaurante pode ser todo reservado para um grande almoço ou jantar, com a culinária típica da cozinha portuguesa.