Blog

Costelada Gaúcha
19 de dezembro de 2016
Agostinho dos Santos recebe comenda de cidadão honorífico por ocasião dos 169 anos de Viana do Castelo
30 de janeiro de 2017
Mostrar tudo

Bacalhau à Narcisa – Quem surgiu primeiro: o prato ou o restaurante?

O Bacalhau à Narcisa tem sua origem no restaurante de mesmo nome, em Braga, uma das cidades mais históricas de Portugal, ao Norte do país.

O prato é feito com o bacalhau em postas, frito em tacho com bastante azeite, acompanhado de batata e cebola – ambas cortadas em rodelas finas e fritas no mesmo azeite. Para beber, é recomendado um bom vinho verde ou tinto.

O restaurante conquistou o público com esta receita e se tornou uma referência na cidade. A boa fama fez com que, em pouco tempo, o prato fosse adotado por seus concorrentes. A partir daí, passou a ser chamado também de Bacalhau à Braga e Bacalhau à Minhota, já que a cidade de Braga está na região do Minho.

Inaugurado em 1930, e de administração familiar, o restaurante funcionava numa tasca (uma espécie de taberna) e sua culinária caiu nas graças da população local. Turistas e personalidades públicas consagraram a casa, que se tornou uma das mais emblemáticas da cidade e ganhou repercussão nacional. Hoje, o espaço está totalmente transformado, se modernizou e oferece mais conforto aos clientes. Porém, seus pratos continuam da mesma forma: encantando a todos pelo sabor e qualidade.

Quanto à pergunta no título, o que importa? O que vale mesmo é desfrutar o bom ambiente e saborear as delícias servidas no restaurante (quase) centenário.