Blog

Apúlia – O folclore minhoto visto de forma especial
10 de julho de 2017
Programa “Portugal no Coração” – Edição 2017
24 de julho de 2017
Mostrar tudo

Braga e Rio de Janeiro, juntas para promover a candidatura do Bom Jesus a Patrimônio da Humanidade.

Três anos depois da assinatura do protocolo de geminação entre Braga e o Rio de Janeiro, duas cidades voltam a unir-se, agora para promover a candidatura do Bom Jesus a Património da Humanidade.

Braga vai reforçar a sua promoção turística no Rio de Janeiro depois de ter formalizado um memorando de entendimento entre o Trem do Corcovado.

O protocolo foi assinado esta segunda-feira durante uma visita oficial do presidente do Trem do Corcovado à cidade dos arcebispos, e surge três anos depois da assinatura do acordo de geminação entre Braga e o Rio de Janeiro.

Numa altura em que o Bom Jesus de Braga é candidato a Património da Humanidade, o autarca Ricardo Rio reconhece o impacto que o acordo pode ter, também na promoção do próprio elevador do Bom Jesus. Para o autarca “Braga tem mais a ganhar” do que o Trem do Corcovado, dado que se trata de um meio de transporte com 133 anos e que é utilizado por milhares de turistas que diariamente visitam o Cristo Redentor. A divulgação do Elevador do Bom Jesus passará a ser feita também no Trem do Cocorvado, o que poderá ser “uma mais-valia” para promover Braga e o seu património.

Uma parceria que consiste, para além de uma divulgação do património das duas cidades, num desconto para os bracarenses que circulem no Trem do Corcovado. Segundo Manuel Beninger, deputado municipal do PPM em Braga e responsável pela ligação entre as duas cidades, “além do estreitar de relações entre as duas entidades”, o protocolo resulta num desconto de 50% “para os bracarenses que queiram visitar o Cristo Redentor e que queiram passar pelo trem do Corcovado”. O cartão “o braguinha” poderá ser accionado por qualquer bracarense que passe pelo trem do Corcovado mediante apresentação de um comprovativo.

Sávio Neves, presidente do Trem do Corcovado, afirmou que o protocolo irá ajudar a promover o turismo entre Rio de Janeiro e Braga, até pelas semelhanças entre o Trem do Corcovado e o Elevador do Bom Jesus. “Um vai promover o outro, vai trazer turistas”, disse, considerando que se tratam ambos de transportes que promovem a ligação a um monumento.

A estratégia de divulgação surge numa altura em que o Bom Jesus já oficializou a candidatura a Património da Humanidade. Entre as nacionalidades que visitam Braga, a brasileira é uma das que mais se tem afirmado nos últimos anos, recordou também o autarca Ricardo Rio, referindo ainda a fixação de brasileiros na cidade dos arcebispos, nomeadamente por via da Universidade do Minho.

O Trem do Corcovado é considerado uma das dez maravilhas do Mundo e é visitado por cerca de 3 milhões de pessoas por ano.

Fonte: Elza Moura

http://www.rum.pt/news/braga-promove-bom-jesus-no-trem-do-corcovado

O Santuário do Bom Jesus do Monte (também referido como Santuário do Bom Jesus de Braga) localiza-se na freguesia de Tenões, na cidade, concelho e distrito de Braga, em Portugal. Fica situado nas proximidades do Santuário de Nossa Senhora do Sameiro.