Blog

As concertinas de Ponte de Lima no Guiness
11 de setembro de 2017
V Noite Balbec do Rio
31 de outubro de 2017
Mostrar tudo

Conhecendo os distritos de Viana do Castelo e Braga

 

Situada no norte de Portugal, estas regiões fazem fronteira com a Espanha, separada pelo Rio Minho.

O Distrito de Viana do Castelo, com dez municípios, corresponde ao território do Alto Minho. A capital do Distrito de Viana do Castelo, assim como do Município do mesmo nome, é a cidade de Viana do Castelo.

Quanto a Braga, no Baixo Minho, é capital do distrito e do concelho de Braga, além de ser também é a capital de toda a Região Minho.

Vilas e cidades pertencentes a Braga e Viana:

  • Distrito de Braga: Amares, Barcelos, Braga, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Esposende, Fafe, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Terras do Bouro, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão, Vila Verde.
  • Distrito de Viana do Castelo: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte do Lima, Valença, Viana do Castelo, Vila Nova de Cerveira.

Entre os rios Minho e Douro, o tradicional Entre-Douro-et-Minho, os vinhedos dos Vinhos Verdes (DOC) extendem-se por 34.000 ha, na Região noroeste de Portugal (o Minho). Na sua forma tradicional, muitas vinhas apoiam-se nas árvores, como os carvalhos e plátanos, entre outras. Durante décadas, o vinho verde foi o vinho mais representativo de todos os vinhos de Portugal.