fbpx

Blog

Tradições portuguesas: o Lenço dos Namorados
25 de março de 2019
Presidente da Câmara recebeu prêmio “Marca Estrela” atribuído ao Município de Viana do Castelo
30 de abril de 2019
Mostrar tudo

Dia da Comunidade Luso-Brasileira

 

Dia da Comunidade Luso-brasileira é comemorado no dia 22 de abril e tem como objetivo fortificar os laços de união de portugueses e brasileiros. 

O laço é tão estreito que é impossível abordar a história do Brasil sem entrar no assunto dos portugueses, pois foram eles os colonizadores do país. Por isso, as origens, a história em si, a construção do povo e a maneira que o Brasil aparece diante do mundo são características com influência e presença dos portugueses.

Embora não muito conhecida, essa data é bastante festejada em cidades como Rio de janeiro e São Paulo.

O Dia da Comunidade Luso-brasileira, portanto, é o dia para expressar a irmandade entre brasileiros e portugueses, através de uma aliança de paz, amizade e consenso.

A origem do Dia da Comunidade Luso-brasileira se dá pela data de abril de 1500, quando aconteceu a chegada das caravelas portuguesas, lideradas por Pedro Álvares Cabral. Nesse dia, deu-se o descobrimento do Brasil.

Em 1967, então, o então presidente brasileiro Artur da Costa e Silva e o presidente português Américo Tomás, através do projeto do senador Vasconcelos Torres, assinaram a chamada Lei da Amizade (Lei nº 5.270), instituindo a data de 22 de abril como o Dia da Comunidade Luso-brasileira.

Fonte: https://www.calendariobr.com.br/