Blog

No Rio, Clube Ginástico Português celebra 150 anos com programação cultural
9 de outubro de 2018
A Câmara Municipal de Viana apresenta maior orçamento de sempre para 2019
5 de novembro de 2018
Mostrar tudo

Documentário que retrata festas e romarias de Viana premiado em festival internacional

 

“Herança”, assim se chama o documentário do vianense Flávio Cruz que dá a conhecer de forma fiel e genuína, os processos de socialização e o ensino de valores culturais e sociais, em algumas das festividades do concelho de Viana do Castelo. Um projeto bem vianense premiado ontem, dia 26 de outubro, no festival ART&TUR – International Tourism Film Festival como melhor documentário internacional na categoria “Etnografia e Sociedade”.
Realizado por Flávio Cruz e produzido por Ponto de Vista – Produções Audiovisuais e Câmara Municipal de Viana do Castelo, o documentário estreou em setembro de 2017.

A herança cultural de uma população é, em sua autenticidade, uma grande riqueza em uma sociedade que, em sua identidade, congrega as histórias antigas e a vontade de perpetuá-las. O documentário “Herança” retrata, de forma fiel e genuína, os processos de socialização e o ensino de valores culturais e sociais, em algumas das festividades do concelho de Viana do Castelo, em Portugal, com o objectivo de proteger o seu património cultural. Essa jornada festiva, que reúne as tradições religiosas e profanas, reforça a consciência de que não existe uma população sem memória, e que é preciso preservar, investigar, reconstruir essa memória e divulgar nossas tradições tornando-as uma prioridade. Esperamos que o “Herança” desperte o nosso sentimento de pertença e nos ligue à defesa de valores e símbolos socioculturais que conferem ao povo português uma riqueza incomensurável.” Texto retirado do site do Festival.

 Fonte: https://olharvianadocastelo.blogspot.com/2018/10/documentario-que-retrata-festas-e.html