fbpx

Blog

A culpa foi do rinoceronte. E nasceu a Calçada Portuguesa!
15 de maio de 2019
Quinhentos estudantes em festa no Santoinho no arranque do campeonato de náutica escolar
23 de maio de 2019
Mostrar tudo

Festas de S. João são elementos de valorização da identidade Bracarense

De 14 a 24 de Junho, as Festas de São João dão a possibilidade a todos os que visitam a Cidade a descobrir as suas ruas e vielas através dos cheiros intensos a manjericos e a sardinha assada, das decorações gaiteiras e das músicas tradicionais que ecoam pelos ares.

São 11 dias que contemplam 270 de programação, 150 actividades previstas, 25 espectáculos e cerca de 10 mil pessoas e 365 entidades envolvidas. A Associação de Festas de S. João estima que a Cidade irá acolher dois milhões de pessoas. Na noite de 23 de Junho é esperada a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Na edição de 2019, cuja apresentação decorreu esta Quarta-feira, 15 de Maio, na Capela de São João da Ponte, as Festas contarão com um programa vasto, dedicado à preservação e perpetuação do seu património e tradições históricas e à inovação, com a introdução de novas iniciativas e grandes concertos com artistas de renome.

O encontro ‘Todos ao Bombo’ e a criação da ‘Praça do Artesão’ são duas das novidades das Festas de S. João deste ano. na Praça do Artesão, haverá actividades diversas como a construção de cabeçudos, bombos, instrumentos de corda e viola braguesa.

O músico Daniel Pereira Cristo dá um concerto, na noite de 23 de Junho, tendo como convidados especiais Júlio Pereira e o galego Xabier Diaz. O programa musical do S. João conta também com concertos de Vítor Rodrigues, Toy, Agir e Anselmo Ralph.

Como sublinhou Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, as Festas de São João de Braga são um momento ´único e distintivo´. “Não há nenhuma experiência a nível nacional, no que se refere às festividades populares, que tenha um cunho tão singular como o que vivemos em Braga neste período”, referiu, sublinhando a forte envolvência e ligação dos cidadãos a estas festividades.

O Autarca de Braga lembrou ainda o longo historial das Festas de S. João, aproveitando para saudar as anteriores comissões de festas e dar as boas-vindas à nova Comissão, agora liderada por Firmino Marques.

Toda a programação pode ser consultada no portal das festas em www.saojoaobraga.pt

 

 

 

 

 

Fonte: www.cm-braga.pt