fbpx

Blog

Oitocentas mordomas exibem 94 milhões de euros em ouro durante desfile da Romaria d’Agonia
30 de junho de 2022
Mostrar tudo

VAI SER LANÇADO LIVRO QUE EXPLICA “BASTIDORES DAS FESTAS D`AGONIA” A BRASILEIROS E LUSODESCENTES

Jornalista e escritor, Ígor Lopes, vai lançar a 5 de agosto um livro que destaca os bastidores das “Festas D’Agonia”, em Viana do Castelo.

O livro “Festas D’Agonia – Viana do Castelo – Para brasileiros e lusodescendentes” vai ser apresentado pelo autor e pelo Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa,  na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, na sala Couto Viana, e tem prefácio do atual edil vianense, Luís Nobre.

A obra, escrita no formato livro-reportagem, conta com 260 páginas que procuram, segundo o autor, “abordar os bastidores desta que é considerada a Romaria das Romarias em Portugal para o público brasileiro e lusodescendente espalhado pelo mundo”.

“No seio da diáspora portuguesa muito se fala nas Festas da Agonia, porém, poucos descendentes ou amantes de Portugal têm a oportunidade de conhecer de perto esta grandiosa festividade que movimenta a região do Alto Minho e o país. Mesmo quem conhece a festa não faz ideia do seu teor organizacional, da pluralidade da sua programação e da sua importância no sentido de promover a cultura portuguesa, especificamente do Alto-Minho, e o esforço feito para internacionalizar as tradições, as potencialidades e a imagem de Viana do Castelo”, afirma Ígor Lopes, que destaca ainda que “este novo trabalho literário resulta de uma investigação aprofundada junto dos nomes e entidades que fazem a festa acontecer”.

O livro explica a simbologia e os objetivos de cada ponto da programação desta Festa, enaltece a vertente religiosa em torno de Nossa Senhora da Agonia e de animação dos dias de celebração e dá voz a quem está conectado aos bastidores desta iniciativa que conta com a presença de milhares de visitantes.

São também mostrados o trabalho em prol da sustentabilidade e a visão dos seus gestores para o futuro, além de decifrar, um pouco mais, os principais cantos e recantos da cidade de Viana do Castelo.

“Este é mais um contributo na aproximação entre Brasil e Portugal e na valorização das comunidades portuguesas e lusodescendentes que residem em vários cantos do planeta, razão pela qual sou muito grato à autarquia vianense pelo apoio e confiança”, refere Ígor Lopes.

Como adquirir a obra?

O livro “Festas D’Agonia – Viana do Castelo – Para brasileiros e lusodescendentes” pode ser comprado durante o seu lançamento e também encomendado pelo e-mail do autor: igor.lopes@agenciaincomparaveis.com ou através das redes sociais deste jornalista: @ÍgorLopes.

Veja mais em: https://radioaltominho.pt/