Blog

Viana de Antigamente
13 de janeiro de 2018
Há 200 anos…
22 de janeiro de 2018
Mostrar tudo

Semana Santa Braga 2018

De 23 de Março a 1 de Abril, a Cidade de Braga volta a viver um dos seus grandes momentos com a realização da Semana Santa. Considerada a mais vistosa e famosa de todas em Portugal, a Semana Santa de Braga trará à Cidade milhares de pessoas que poderão tomar parte de um evento único, repleto de tradições seculares.

As suas origens exatas são desconhecidas. Ela entronca, certamente, numa tradição multissecular inspirada porventura no manuscrito de uma mulher do século IV que era provavelmente da romana Bracara Augusta (hoje, cidade de Braga). Após a sua peregrinação à Terra Santa, descreveu, no conhecido manuscrito Peregrinatio ad Loca Sancta (Peregrinação aos Lugares Santos), o que ali observou.

Tal como se realiza na atualidade, nomeadamente no plano das celebrações populares, a Semana Santa continua uma tradição que vem, pelo menos, do século XVI, com desenvolvimentos e variações no decurso do tempo, tendo sido enriquecida com elementos inovadores e exclusivos e, no plano litúrgico, conservando diversos elementos próprios do chamado Rito Bracarense, únicos no mundo.

É precedida por uma longa preparação e ambientação, nos planos religioso e cultural, ao longo da Quaresma: vias-sacras, concertos, espetáculos, exposições, adequada decoração da Cidade. A Quaresma – com alusão aos quarenta anos da travessia do deserto pelo povo de Israel – surgiu como tempo de preparação espiritual para o batismo que, já no século III, era costume celebrar na Vigília Pascal. Desde o século V, foi assumida também como tempo penitencial para os pecadores que haveriam de ser reconciliados com Deus e com a Igreja na Quinta-feira Santa.

Fonte: www.cm-braga.pt