O Bacalhau à Narcisa tem sua origem no restaurante de mesmo nome, em Braga, uma das cidades mais históricas de Portugal, ao Norte do país.
O prato é feito com o bacalhau em postas, frito em tacho com bastante azeite, acompanhado de batata e cebola – ambas cortadas em rodelas finas e fritas no mesmo azeite. Para beber, é recomendado um bom vinho verde ou tinto.
O restaurante conquistou o público com esta receita e se tornou uma referência na cidade. A boa fama fez com que, em pouco tempo, o prato fosse adotado por seus concorrentes. A partir daí, passou a ser chamado também de Bacalhau à Braga e Bacalhau à Minhota, já que a cidade de Braga está na região do Minho.
Inaugurado em 1930, e de administração familiar, o restaurante funcionava numa tasca (uma espécie de taberna) e sua culinária caiu nas graças da população local. Turistas e personalidades públicas consagraram a casa, que se tornou uma das mais emblemáticas da cidade e ganhou repercussão nacional. Hoje, o espaço está totalmente transformado, se modernizou e oferece mais conforto aos clientes. Porém, seus pratos continuam da mesma forma: encantando a todos pelo sabor e qualidade.
Quanto à pergunta no título, o que importa? O que vale mesmo é desfrutar o bom ambiente e saborear as delícias servidas no restaurante (quase) centenário.