Tem o objetivo de promover cultura portuguesa, envolvendo crianças e jovens.
O Rancho Folclórico Juvenil da Casa do Minho é fruto de uma iniciativa, elaborada na gestão entre 1984 e 1986, onde a grande colaboradora Zilda Barroso Batista, observando a qualidade e a quantidade de crianças que brincavam de dançar durante os ensaios do Rancho Maria da Fonte, conversou com Ricardo Almeida, também componente do Rancho, e resolveram aproveitar aquela meninada. Com a colaboração de alguns componentes da Tocata, passaram a ensaiar separadamente aquelas crianças.
Sendo Barcelos uma freguesia rica em tradições folclóricas e com a intenção de representar a região do Baixo Minho, em Portugal, a direção elegeu trajes característicos do Rancho Folclórico de Barcelinhos para o novo grupo. Assim, após recolhas e pesquisas iniciamos os ensaios. Graças ao esforço de componentes do Rancho Folclórico Maria da Fonte, ao ensaiador, ao presidente Salustiano Lopes, à diretora Zilda Barroso e aos responsáveis, demos corpo ao tão desejado projeto.
Com a angariação de fundos, o apoio da Presidência e dos pais, nós próprios confeccionamos os trajes. E no dia 8 de março de 1986, quando a Casa do Minho completava 62 anos, o Rancho Folclórico Juvenil da Casa do Minho foi oficialmente fundado e fazia sua primeira exibição ao público.
Apadrinharam o nosso batismo o Sr. Salustiano Lopes e D. Fernanda Enes Salgueiro.
Atualmente, considerado o grupo infanto juvenil mais antigo do Rio de Janeiro em atividade, é composto por 30 elementos cuja faixa etária está compreendida entre os 04 a 16 anos.
Ensaiador: Claudinho
Diretor: Aderito e Claudinho
Ensaios: Todas as quintas-feiras às 20h
Faixa etária: De 4 a 16 anos
Participe! Vamos cultivar as nossas tradições!